Os prós e contras de correr na areia, na grama e no asfalto!

Os prós e contras de correr na areia, na grama e no asfalto!

Variar o tipo de terreno pode melhorar a qualidade da corrida, mas é preciso saber a alternância adequada para a sua necessidade física. (assista ao vídeo para saber mais).
Correr no asfalto gera o aumento da resistência do corredor, além de ser mais difícil se lesionar pois o piso é regular. Entretanto, o impacto nas articulações é maior porque o piso é rígido. Nesse treino, deve-se valorizar a velocidade, pois o asfalto devolve o impulso da passada. Essa corrida é indicada para treinos longos.

EuAtleta asfalto areia montanha_690 (Foto: Eu Atleta)

 

A corrida na grama proporciona maior absorção do impacto, e assim alivia os joelhos. É uma boa opção para trabalhar a musculatura e perder os quilinhos a mais. Em contrapartida, esses terrenos são moles e apresentam desnivelamento, por isso são causadores de lesões. Essa prática é indicada para treinos intervalados.

Já a corrida na areia pode ser um excelente método para desenvolver força e resistência, pois exige muito dos músculos. Porém, esse é o terreno que mais gera lesões. A areia é instável e força muito os joelhos e o quadril e, por não ser plana, faz com que o atleta sobrecarregue um dos lados do corpo. Por isso, é recomendada paratreinos curtos.

– Todos os terrenos têm prós e contras. O ideal é que você, no treinamento, faça uma alternância de terrenos. Quando tem aclive e declive você vai sobrecarregar mais tendões, vai usar mais a tua força e não a resistência. Quando você corre no plano, você trabalha mais a resistência e velocidade. – explica o médico ortopedista Leonardo Rocha.

– Vão ter grupamentos musculares dos tendões que serão sobrecarregados. Por isso, deve ser feita uma intensificação no alongamento desses tendões para não haver uma sobrecarga. – complementa Leonardo.

É importante usar o calçado indicado para cada tipo de terreno. Para correr no asfalto, é recomendando o uso de tênis arejados, com boa flexibilidade e amortecimento. Já a corrida na grama, pode ser praticada utilizando tênis com tração e ranhuras para dar estabilidade. Quem for se aventurar na areia a recomendação é esquecer o tênis e correr descalço.

Fonte:www.globoesporte.globo.com/eu-atleta

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